quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

"Limpeza Mental": Viva de modo mais leve.



Final de janeiro e começo de fevereiro, as festas e as férias chegaram ao fim e agora é necessário voltar a rotina. Na minha opinião é preciso voltar para o trabalho de maneira diferente, é preciso estar se sentindo diferente em relação ao fim do ano anterior. Para mim, pelo menos, o fim de ano é cansativo,é um acúmulo de exaustão e isso reflete ao meu redor, pois minhas coisas, a casa por exemplo, costuma ficar mais desorganizada. 

Começo de ano é sinônimo de organização, é preciso organizar tudo ao redor para poder começar a nova rotina de maneira mais leve e é isso que te dará forças e segurança para encarar o ano com harmônia. Não digo tudo isso, apenas por experiência própria, já que há tempos para mim janeiro e fevereiro são meses de organização externa ( da minha casa e consultório), mas principalmente por que quando as coisas estão organizadas por fora, tendem a entrar nos eixos por dentro, a melhor maneira de encontrar a si mesmo é organizando o que é concreto...  Tente experienciar isso é concluir com você mesmo o que eu estou dizendo.

Como??? Vou mostrar como externalizar algo interno ("limpeza mental") através de atitudes concretas (a limpeza da casa, ou cômodo):

- antes da arrumação dos objetos preste atenção em como você está, nos seus sentimentos (tanto nos bons, quanto nos ruins).
- olhe ao seu redor e perceba tudo o que deve ser arrumado, limpado e descartado.
- arregace as mangas e faça a limpeza focada em você também, pense em você internamente no que você deseja mudar (jogar para fora), no que deseja manter e o que precisa de organização e reflexão. 

Normalmente logo depois da limpeza você já sentirá uma certa paz no ambiente, tente perceber isso em você  também. As vezes as mudanças internas são sutis, mas elas acontecem e trazem boas perspectivas no dia-a-dia. Dias após essa faxina, continue focando em você, perceba se está mais organizada  e leve no trabalho, na vida profissional e pessoal.

Sempre que achar necessário faça essa faxina externa e interna, não precisa ser na casa toda, mas pode ser apenas em uma gaveta desorganizada do seu guarda-roupa. Foque em você, nos seus sentimentos e necessidades. Acho muito bacana fazer essa "limpeza mental" quando estiver angustiado, ou achando que determinados problemas não tem solução. Após essa limpeza as coisas tendem a ficar mais claras. Experimente!!!

O ideal é a pessoa fazer essa limpeza sozinha, focada em si própria. Mas nada impede também, que convide outras pessoas que moram com você para ajudar na limpeza. Esse pode ser um momento também para refletir sobre as pendências da casa e futuramente decidir coisas que estão "travadas" e aparentemente sem solução. Outra dica é colocar as crianças para trabalhar também, por que não, né?! Elas podem separar brinquedos para doar e tirar o pó do quarto delas. Leve ela na instituição que irá doar as coisas e assim, ela estará aprendendo a ser solidária e a olhar para o outro.


FICADICA: após essa faxina, costumo tomar um bom banho e fazer um relaxamento. As vezes faço anotação de como estava antes e depois.




É isso aí, pessoal?!? Espero que tenham gostado!


Mais alguns posts que podem interessar:
-Quando recorrer a Psicoterapia.
-Malévola: a importancia do papel de mãe.
-Sobre a depressão no adulto e na criança.

 PEQUENIÑOS no FACEBOOK. Entra lá e CURTE a funpage.

Para quem me pergunta, PEQUENIÑOS não tem INSTAGRAM exclusivo, mas eu tenho e costumo abrir para algumas pessoas que me solicitam.Lá mostro um pouco da minha vida,e lógico, da Psicologia também. É uma rede social mais pessoal. @anapaulamiessi



GRATA PELA SUA PRESENÇA!
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário