segunda-feira, 16 de junho de 2014

Malévola: a importância do papel da mãe para o desenvolvimento infantil


Nesse fim de semana fui ao cinema assistir Malévola. Adorei o filme, não só pela super produção e efeitos especiais, mas principalmente pela história que é repleta de simbolismo e com possíveis análises psicológicas. O enredo me fez pensar sobre o papel de mãe, sobre o desenvolvimento infantil e por isso resolvi fazer esse post.

Vou tentar não contar  o filme para não acabar com a graça de quem ainda não viu, mas vou falar sobre a personagem Malévola, que por mais estranho que parece,  faz o papel ideal de uma mãe. Antes de você dizer que eu estou louca, já que a personagem é conhecida como bruxa má, vou explicar sobre o papel da mãe na vida de uma criança e sobre as atitudes da personagem Malévola em relação a princesa Aurora.

Para entender sobre papel da mãe no desenvolvimento da criança vou retratar um pouco da teoria do Psicanalista Donald Wood Winnicott. Winnicott criou o termo "Mãe Suficientemente Boa", que (falando aqui a grosso modo) é aquela mãe (não necessariamente a mãe biológica) que propicia para o bebê um ambiente saudável para o desenvolvimento. Ou seja, é a mãe  que entende as necessidades da criança, reconhece -a em suas particularidades e por isso passa segurança. Porém, essa mãe sabe se retirar no momento certo, frustra a criança se for necessário para seu crescimento e por isso, dá a ela autonomia, repertório para lidar com as frustrações e promove o amadurecimento saudável.
Mas o que isso tem haver com Malévola?

Na realidade, simbolicamente, Malévola faz o papel de mãe para a princesa Aurora. Apesar de ter amaldiçoado a pequena princesa, Malévola ama a menina incondicionalmente, acompanha seus passos e a protege quando necessário. Como uma "Mãe Suficientemente Boa" ela cria um vinculo com a princesa e assim, entende as necessidades dela e dá a menina o que ela precisa para se desenvolver. Malévola, durante o processo de crescimento de Aurora, propicia um ambiente saudável e seguro. É a figura de Malévola que faz princesa sobreviver (amadurecer tanto fisicamente, quanto psicologicamente), pois as outras fadas certamente não dariam conta.

O que também mostra que Malévola faz o papel de "mãe boa",  é o fato dela ficar de longe e apenas orientar a menina. Ela está sempre por perto, mas sabe se retirar quando é necessário. Ou seja, não faz o papel de mãe evasiva que fica o tempo todo em cima do filho, fazendo tudo por ele e assim, atrapalhando o desenvolvimento pleno da criança. Devido a essas atitudes, Malévola faz com que a princesa desenvolva uma autoestima positiva (Aurora acredita em si e por isso retorna ao castelo para "encarar" o pai).

O filme tem outras várias simbologias que retratam o desenvolvimento humano como:
- Corte das asas de Malévola: representa o "tirar a virgindade da mulher", simbolicamente é o fim ingenuidade.
- Descoberta do verdadeiro amor: Malévola descobre o verdadeiro amor fazendo o papel de mãe para a princesa. Mãe representa a santidade, mesmo não tendo mais a ingenuidade de uma criança.
- O beijo de amor que é dado pela "mãe":  mãe é a única que cuida, ama incondicionalmente e que não espera algo em troca do amor, simplesmente ama e se doa. É diferente do amor entre um homem e uma mulher.
- O fato do Rei e da Rainha darem a filha para as fadas cuidarem: seria a terceirização da educação nos dias de hoje (o cuidado das crianças sendo delegado a babás, escolas etc).
- Furar o dedo na roca e adormecer: representa o início da adolescência e preparo para a vida adulta.
- O acordar: representa a mulher madura, pronta para ser mãe e constituir uma família (despertar para a vida).


FICA A DICA: Se você é mãe ou pretende ser, aconselho que assista o filme com a atenção voltada para as questões que citei. Observe as atitudes de Malévola em relação aos cuidados da princesa Aurora. E se já for mãe, questione as suas atitudes. Será que você está atenta as necessidade de seu filho? Você dá para ele o que ele realmente precisa, ou o que ele apenas deseja? Você passa segurança para ele? Em pró do desenvolvimento do seu filho, você deixa ele se frustrar ou você tenta suprir todo o sofrimento?



Quer saber mais sobre o desenvolvimento infantil?

Algumas referências bibliográficas:
· WINNICOTT, Donald Woods. Da Pediatria a psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago Editora LDTA, 2000.
· WINNICOTT, Donald Woods.  O Ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: 1983.

Você não conhece PEQUENIÑOS no FACEBOOK??? Entra lá e CURTE a funpage.

GRATA PELA SUA PRESENÇA!
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga




Nenhum comentário:

Postar um comentário