segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Sobre a Microcefalia. Como vive uma pessoa com Microcefalia?




Recentemente no país tivemos um surto de recém-nascidos com Microcefalia e  especula-se que a causa principal do problema é a contaminação da gestante pelo Zika Vírus. Recomenda-se no momento que mulheres que pretendem ter filhos esperem um pouco, pois a situação é realmente grave.

Ok!?! Todas as afirmações acima muitos de nós já sabemos, devido aos jornais e mídia em geral. Mas de fato, o que é Microcefalia? Como é um bebê que nasce com esse problema? Como vive um indivíduo com microcefalia? 

Primeiramente, o Zika Vírus é transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti ( mesmo da Dengue e Chikungunya) que se prolifera nos locais onde se acumula água.  - Por isso, nada de água parada em pneus velhos, vaso de planta, em entulhos e etc.. Vamos fazer uma limpeza na casa, sempre atentos a isso, principalmente nessa época de chuvas. - Não se sabe exatamente a relação entre o vírus Zika e a Microcefalia, mas foram encontrados o vírus no líquido amniótico que envolve o bebê durante a gravidez e também no líquido cefalorraquidiano, presente no sistema nervoso central dos bebês que nasceram com a Microcefalia.  Porém, em outros países houveram casos de Zika, mas sem casos Microcefalia, por isso que nada é certeza ainda.É tudo muito recente e é preciso de tempo para pesquisas e estudos. 

A Microcefalia é uma má formação neurológica, no qual a cabeça e o cérebro da criança é menor do que outras crianças com condições normais. Essa má formação é, normalmente, diagnosticado no check-up da criança no pediatra nos primeiros meses de vida, ou até mesmo durante a gestação, nos exames de pré-natal . Não há uma cura da doença, mas quanto antes ela for descoberta, mais fácil será o tratamento, que perdurará por toda a vida do indivíduo. 



Devido às alterações do tamanho do crânio, o cérebro fica sem espaço para se desenvolver plenamente e assim, suas funções ficam comprometidas, o que afeta o corpo, a coordenação, a cognição etc... Assim, o indivíduo com Microcefalia pode ter:  déficit intelectual, atraso mental, convulsões, Epilepsia, Paralisia, problemas motores, atraso da fala, entre outros. Nesse sentido fica claro, que a criança com Microcefalia poderá ter uma vida bem restrita e ser dependente de um adulto pelo resto da vida.

O tratamento da doença é multidisciplinar com: médicos (neurologista, pediatra), fisioterapeutas para ajudar com as questões musculares e motoras, Psicólogos e Psicopedagogos para trabalhar os déficits intelectuais e orientar os pais em relação ao problema, fonoaudiólogos  para problemas relacionados a fala, entre outros profissionais. Será necessário ainda, ajuda da escola e dos professores. Todos esses profissionais são necessários, pois quanto mais estímulos à criança tiver, maior será a capacidade dela para viver da melhor maneira possível.

A causa da Microcefalia pode ser: genética e ingestão de álcool, drogas e medicamentos contra-indicados na gravidez, além da possibilidade de ser causado pelo Zika Vírus.

Sobre toda essa situação de surto de Microcefalia no país eu digo a todas mulheres esperarem um pouco para engravidar e, caso não seja possível, use repelentes, faça o pre Natal corretamente, evite contatos com pessoas que tenham infecções e febres e limpe bem sua casa e quintal, a fim de evitar a água parada, onde o mosquitos se reproduz.

Deixo aqui a dica que recebi de repelentes para grávidas e outra informações pertinentes.



                              

OBS: Todas as informações acima eu retirei de revistas e sites atuais que abordam o problema. Fiz um breve estudo sobre a Microcefalia e repassei esse resumo para os leitores do blog.


Mais alguns posts que podem interessar:
-Quando recorrer a Psicoterapia.
-Malévola: a importancia do papel de mãe.
-Sobre a depressão no adulto e na criança.

 PEQUENIÑOS no FACEBOOK. Entra lá e CURTE a funpage.
                                               

Para quem me pergunta, PEQUENIÑOS nao tem INSTAGRAM exclusivo, mas eu tenho e costumo abrir para as pessoas. Lá mostro um pouco da minha vida e do meu dia-a-dia, e lógico, da Psicologia também. É uma rede social mais pessoal. @anapaulamiessi

                                                 


GRATA PELA SUA PRESENÇA!
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário