quarta-feira, 19 de agosto de 2015

AUTISMO: informações úteis e atualizadas sobre o tratamento.


Já tem um tempo que venho dedicando um pouco no estudo sobre o Autismo, devido a uma demanda do meu trabalho como psicóloga clínica e, também, devido ao crescente número de casos que são diagnosticados na atualidade.
Resolvi escrever aqui um pouco do que aprendi  e vou deixar alguns documentários e livros que me ajudaram a aprofundar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista.

...

O Autismo é um transtorno global do desenvolvimento de causa não conhecida e  que é marcado por algumas características  como:

-  Intensa dificuldade de socialização. As formas de contatos sociais no cérebro do autista estão associadas de forma diferenciada.  Possuem dificuldades de traduzir gestos/expressões , sentimentos  nas pessoas. Fogem do contato visual  (muitas vezes, desde a primeira mamada) e não gostam do toque. Na presença de outras crianças se isolam, podem ser hiperativos e se movimentam o tempo todo.
- Dificuldade em relação a linguagem e comunicação. Muitos autistas demoram para aprender a falar, não atendem pelo nome e tem dificuldades em relação a comunicação visual. Entendem tudo ao pé da letra (uma brincadeira simbólica pode se tornar verdade única).
- Comportamento repetitivo e restritivo. O mundo do autistaé      metódico, as coisas não  se modificam, a rotina é rígida, a alimentação é seletiva e se houver mudanças,  há desconforto. Além  disso, possuem tendências a repetições e movimentos repetitivos (há quem diga que possuem fascínio pelos movimentos circulares).


Sobre quem cuida (familiares) de um Autista e sobre o tratamento:

 Para mim, em meus estudos e observações, ficou claro que os familiares  passam a viver na condição do Autista também, pois muitas vezes não conseguem lidar com o comportamento deles . Muitas famílias não conseguem conter e modificar e acabam reforçando os comportamentos. 
Como a maneira de comunicação do autista acontece de forma diferente, é preciso fazer uma leitura diferenciada em relação ao comportamento do autista (por exemplo, as vezes eles se debatem para pedir algo, se o pedido for atendido, ele poderá adaptar o comportamento de se debater toda vez que for pedir algo).

 Um dos Métodos utilizados na terapia é o PECS - Picture Exchange Communication System (Sistema de Comunicação de Trocas de Figuras) - que consiste em ensinar o Autista (ou pessoas com distúrbio de comunicação) a se comunicarem de forma funcional através do auxilio de cartões e imagens.

Como os portadores do autismo possuem atrasos na fala e dificuldade de comunicação em geral,é aconselhável serem acompanhados por fonoaudiólogos também.
  
Segundo os médicos, medicações para o transtorno são  pouco utilizadas, apenas para ajudar em relação as hiper reações que possuem com mundo (por exemplo, agitação  excessiva quando ouvem barulhos, a agressividade).  Há famílias que incluem uma dieta livre de glúten para o autista, afirmam que o glúten faz com que os sintomas piorem, porém não     há confirmações científicas que comprovem isso.


Onde Tratar (onde familiares podem procurar ajuda):

- CAPS - Centro de Atenção Psicossocial - O CAPS é regido pelo SUS e varias cidades brasileiras possuem atendimento para Autistas.
- AMA - Associação de Amigos do Autismo-  se situa em São Paulo e, quando há vagas, o tratamento é gratuito  - www.ama.org.br
Eu também me mantenho disponível para ajudar, entre em contato pelo meu e-mail - anapaulamiessi@msn.com. 


...

Nesse meu breve estudo sobre o Transtorno do Espectro Autista, compreendi que eles percebem  e sentem o mundo de uma maneira muito singular e única, como se só eles vissem dessa forma e por este motivo, reagem a vida de uma maneira diferente em relação a gente. Fica claro para mim que são pessoas extremamente sensíveis e especiais, não é a toa ( que apesar de não se expressarem bem através das palavras) se expressam através do desenho, da música e das artes. Além disso, gostam das coisas simples da vida e convivem em plena harmonia com os animais.


O livro que eu indico para o entendimento do Autismo, com linguagem clara e simples é o - Mundo Singular - Entenda o Autsimo - de Ana Beatriz Barbosa Silva.

Alguns documentários que eu assisti e que me ajudaram no estudo sobre o Autismo:

- Filme/ Documentario - O Cerebro de Hugo.


- Misterios do Autismo (Discovery).



- Autismo: Drauzio Varela para o Fantástico.



- Dra Ana Beatriz Barbosa Silva no programa Cem Censura




Posts com assuntos relacionados:



Você não conhece PEQUENIÑOS no FACEBOOK??? Entra lá e CURTE a funpage.
Para quem me pergunta, PEQUENIÑOS também tem INSTAGRAM!
Um pouquinho mais do blog, de Psicologia, ou seja, de mim (Ana Paula).
@anapaulamiessi
Procura lá!

GRATA PELA SUA PRESENÇA!
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga


Nenhum comentário:

Postar um comentário