segunda-feira, 6 de julho de 2015

Divertida Mente: a importância de reconhecer os sentimentos.






Em Junho estreou o novo filme da Disney - Pixar, Divertida Mente. A animação  mostra o que acontece dentro da cabeça de uma garotinha (Riley), desde o nascimento dela até a entrada da adolescência, fase em que muitas transformações ocorrem no cérebro e, principalmente, no que diz respeito ao amadurecimento emocional.  

Na trama, varias emoções convivem no cérebro de Riley como: Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho. A Alegria lidera os comandos das memórias de curto e longo prazo e se esforça para que a garotinha fique sempre feliz. Porém, como na vida, nunca temos controle de tudo e devido a grande mudança na vida de Riley, os outros sentimentos, passam a fazer parte do dia-a-dia da garota. Assim, a Alegria sai de cena (por alguns momentos) e da vazão a emoções não tao felizes, mas que cooperam para o crescimento e amadurecimento humano. 

A análise mais importante que faço do filme, no que diz respeito a psicologia e as emoções, é o fato da Alegria sempre estar junto com a Tristeza e no fim da animação, a grande conclusão (da personagem Alegria) é que a tristeza  é necessária para o desenvolvimento de Riley
E assim é a vida, não?  O processo do ser humano de amadurecimento    é doloroso, e o contato com os sentimentos de tristeza, raiva e medo são inevitáveis para o nosso crescimento. Alem disso, para compreendermos a alegria temos que ter vivenciado outros sentimentos, como a tristeza, por exemplo. 

O fato do filme dar ênfase a tristeza, e evitar que ela se torne a vilã da trama, mostra algo extremamento positivo e oposto do que percebo na nossa sociedade, já que vejo (principalmente com as crianças) que não se pode estar triste e que devemos estar sempre bem e felizes, ou seja, a tristeza é sempre negada. Outro exemplo atual em relação a isso, é a exposição nas redes sociais, no qual as pessoas só postam situações  felizes e negam o tempo todo a existência do outro lado da vida, os momentos difíceis  e tristes.

Se você ainda não se convenceu que deve assistir o filme ou que deve levar a criançada para assistir, aqui deixo o motivo de suma importância da animação. Divertida Mente, nos faz compreender e nomear nossos sentimentos, o que eu chamo de Educação Emocional (Clique a aqui para saber mais) e que é muito importante tanto na terapia infantil, quanto na terapia do adulto. Reconhecer os sentimentos   é  reconhecer a si próprio, e portanto, ajuda amenizar a angustia, os comportamentos agressivos, o medo, a ansiedade etc...

Segue o trailer do filme: Divertida Mente:




 É isso aí, pessoal?!? Espero que tenham gostado!


Para quem quer saber mais sobre Educação Emocional, deixo alguns links aqui:



Você não conhece PEQUENIÑOS no FACEBOOK??? Entra lá e CURTE a funpage.
Para quem me pergunta, PEQUENIÑOS também tem INSTAGRAM!
Um pouquinho mais do blog, de Psicologia, ou seja, de mim (Ana Paula).
@anapaulamiessi
Procura lá!

GRATA PELA SUA PRESENÇA!
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga





Nenhum comentário:

Postar um comentário