quinta-feira, 24 de julho de 2014

Aprenda a fazer Shantala (massagem no bebê e na criança).



A SHANTALA é uma massagem indiana milenar, sem registro de quando exatamente surgiu. Porém o médico Frederick Leboyer em viagem a Ìndia se deparou com uma mulher massageando seu bebê. Esta mulher era paraplégica e se chamava Shantala. Como os ambientes que Leboyer percorreu pela India eram hostis, aquela massagem acolhedora e carinhosa chamou atenção do médico. Então, ele decidiu acompanhar essa mulher alguns dias, filmou e fotografou o passo a passo da massagem para fazer um estudo aprofundado, que resultou num um livro escrito por ele chamado: SHANTALA, massagem para bebês.

Segue filme com a gravação original feita por Leboyer:


"Sim, os bebê tem necessidade de leite, mas muito mais de serem amados,embalados, acariciados, pegos e massageados." LEBOYER

A conclusão de Leboyer, na citação acima, também vai de encontro com os estudos do Psicanalista D. W. Winnicott ,que era especializado em crianças e no desenvolvimento psiquico (tem mais post sobre ele no blog -  CLIQUE AQUI). Winnicott retratou o  "holding" e "handling", que a grosso modo significa a necessidade que o bebê tem de ser sustentado, protegido e acariciado por sua mãe (ou cuidadores). São esses cuidados básicos que propiciam o desenvolvimento psíquico nos primeiros anos de vida.

E o que isso tem haver com a SHANTALA??? Esse método de massagem, faz com que o bebê se sinta sustentado, protegido e acariciado, ou seja, justamente o que é necessário para o desenvolvimento psíquico do indivíduo. Em consequência disso, o bebê fica mais calmo, dorme melhor e tem menos cólicas. Além do mais, com a massagem ele também desenvolve vínculo e apego seguro com a mãe.

Então, vamos a MASSAGEM SHANTALA.


1-) A Shantala pode (e deve ) ser feita diariamente, a partir do primeiro mês de vida e até quando a criança permitir (depois que começam a andar fica mais dificil).
2-) Escolha um lugar tranquilo e que não haja interrupção. É aconselhável sentar no chão ou em um colchonete. Se estiver frio, é ideal que aqueça o ambiente. Não esqueça de tirar anéis e acessórios que podem machucar o bebê.
3-) Quanto ao horário, quem escolhe é o bebê. Mas não deve ser feita pós mamada, quando ele estiver com muito sono ou fome. Aconselha-se fazer ao fim do dia, pós banho, para que ele fique mais calmo e durma melhor.
4-) Use óleos próprios para bebês, de origem mineral. Há óleos de várias marcas como: Natura, Johnson´s Baby, Granado e outros.
5-) Há aplicativos (para Android e IOS) e vídeos no YouTube que ensinam a massagem.
6-) Vou deixar o passo a passo , mas lembre-se que é uma massagem intuitiva. A mãe deve ir fazendo o que ela sente que quer fazer.

Passo a passo da SHANTALA:

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO, pois eu adorei fazer esse post ;)

Você não conhece PEQUENIÑOS no FACEBOOK??? Entra lá e CURTE a funpage.


Para quem me pergunta, PEQUENIÑOS também temINSTAGRAM!
Um pouquinho mais do blog, de Psicologia, ou seja, de mim (Ana Paula).
@anapaulamiessi
Procura lá!



GRATA PELA SUA PRESENÇA!
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga






. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário