quinta-feira, 6 de março de 2014

Aplicativos gratuitos que ajudam no desenvolvimento da criança.

 


Você sabia que os aplicativos infantis para tablets e celulares, muitas vezes em forma de joguinhos, podem ajudar no desenvolvimento da criança? Eles auxiliam no processo de alfabetização, nas dificuldades de aprendizagem, na coordenação motora, na atenção,  na memória e no processo de formação do pensamento como um todo. Pode ser um facilitador para o desfralde, para a criança dormir sozinha, para aprender a cuidar de si e ser mais independente.

Segue abaixo alguns aplicativos gratuitos para IOS e Android.

1-)Virtual Pet: É um bichinho virtual que a criança tem que cuidar e há alguns jogos. Esses joguinhos ajudam a criança pré-escolar e com dificuldades na alfabetização, pois desenvolvem habilidades como: coordenação motora fina, atenção, foco, memória, sequenciamento e diferenciação (aspectos necessários para o processo de alfabetização).

2-)Talking Ginger (Ginger Falante): Ginger támbém é um gatinho virtual, mas esse aplicativo tem como objetivo maior ajudar a criança no processo de desfralde (já que a criança ajuda-o a ir ao banheiro) e nas higienes pessoais (como escovar os dentes e tomar banho). Pode ajudar crianças que dão trabalho ao executar as higienes pessoais.

3-) Physical examitation: Ajuda a criança a entender tanto o corpo humano quanto os tratamentos médicos. É ideal para crianças que passam por procedimentos médicos com frequência ou tem medo de ir ao médico.

4-)Aranumo: Esse aplicativo foi criado pelo Instituto Aeronáutico  e promovido pelo Instituto ABCD. É ideal para crianças disléxicas ou com dificuldades de escrita e leitura. Deve ser jogado por crianças maiores (já alfabetizadas) ou para adolescentes e adultos.

5-) Animal liga os pontos: Esse é o famoso joguinho de ligar os pontos, que nesse aplicativo forma animais de verdade. O jogo desenvolve a coordenação motora fina (ajuda na escrita cursiva), atenção, foco, memória, sequenciamento lógico e diferenciação (portanto é ideal para a criança em processo de alfabetização).

Ana Paula Miessi Sanches- Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário