quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Leia para uma criança: Os benefícios da leitura para o desenvolvimento infantil (campanha do Itaú)


Finalmente chegaram os meus livrinhos da Campanha Cultural do Itaú -" Leia para uma criança". Estava muito ansiosa para receber, pois meus pequenos pacientes certamente serão beneficiados.

O Itaú promoveu essa campanha por acreditar que através da leitura contribuímos para a educação, cultura e lazer de uma criança. Além disso, essa pode ser uma forma de mudar o futuro do nosso país. Sabem por que?

A campanha propõe que:


 1- Histórias podem mudar a vida de uma criança. Crianças que ouvem e leem histórias desenvolvem maior percepção em relação ao mundo, se expressam e se comunicam melhor.

2- Ler para uma criança contribui para a garantia de seus direitos. Ao ler para uma criança, o adulto oferece a ela acesso à cultura, ao lazer e à educação. Sem contar que a interação do adulto com a criança através da leitura traz acolhimento e segurança, o que fortalece o vínculo afetivo entre ambos.

3- A criança pode se tornar uma grande leitora. Ao ouvir a história a criança vai se familiarizando com a linguagem e assim, constrói seu vocabulário e amplia a capacidade de entendimento da vida.


" Desde o nascimento, as crianças precisam de pessoas que leiam para elas para se familiarizarem com a linguagem. Os livros trazem estímulos  para seu desenvolvimento: os personagens, as emoções da história, as ilustrações, o ritmo do texto, o tom da voz de quem lê. Tudo isso amplia os horizontes da criança, aumentando sua capacidade de compreender o mundo." (Leia para uma criança, Itaú).

Eu, como Psicóloga e voltada para a questão da aprendizagem da criança, acrescento que a leitura desenvolve áreas do cérebro relativa a memória, atenção e concentração, processamento auditivo , visual e raciocínio lógico. Quanto mais a criança lê, mais ela desenvolve essas habilidades. 

Sem contar que as histórias ajudam a criança elaborar conteúdos psicológicos e desta forma, ajudam com os medos, ansiedade, estresse, agressividade e etc...




Nem preciso dizer o por quê eu AMEI essa campanha do Itaú.

#leiaparaumacriança  #issomudaomundo


Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário