segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Crianças que não aprendem: Uma breve reflexão.




A criança que não aprende é questão discutida por professores, pais, pediatras, psicólogos, neurologistas, psicopedagogos, fonoaudiólogos e tantos outros. Normalmente as reflexões giram em torno da criança, é sempre ela que precisa de estímulo, que é desatenta, que é agitada, que é indisciplinada, enfim, a criança é sempre o problema. Mas será que é isso mesmo? Será que o problema da não aprendizagem estão nos alunos mesmo? 

Acredito que a grande questão está na educação, na metodologia, que no meu ponto de vista, está obsoleta para as nossas crianças. Já pensaram que nós, nossos pais e nossos avós aprendemos da mesma maneira? 

A crianças de hoje vivenciam praticamente a mesma rotina escolar que os nossos avós vivenciaram: vão à escola todos os dias, sentam -se enfileirados, abrem os livros, prestam atenção no professor que está  a frente e assim vai... 

Porém, hoje em dia as crianças têm acesso ao mundo eletrônico, as informações são mais rápidas, elas pensam e agem de maneira diferente em relação as crianças de gerações passadas. Assim, o método de ensino tradicional se torna mecânico demais para elas.

O vídeo da UnivespTV (na íntegra abaixo) traz alguns fatos a serem refletidos e que eu concordo plenamente:

- " O papel do professor é fugir do papel de explicador. O professor deve provocar um ensino desafiador, o ensino que provoca no aluno o desejo de aprender, de querer conhecer e resolver situações... Perde-se tanto tempo resolvendo a questão do aluno...Mas e a análise que a gente faz do ensino, das nossas práticas?"

- " As crianças do século XXI não irão se interessar por práticas mecânicas de decorebas, frases repetitivas e atividades mecânicas."


Segue abaixo o vídeo - Criança que não aprende - da UnivespTV (Canal digital da TV Cultura).





Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário