terça-feira, 6 de novembro de 2012

A Criança e a Solidariedade - Atitudes que começam cedo!




“A Gratidão de quem recebe um benefício é sempre menor do que o prazer daquele que o faz.” (Monteiro Lobato)
Hoje em dia a grande preocupação das pessoas é o “ter” e passamos grande parte da vida voltados para nós mesmos. Com  isso nos tornamos cada vez mais individualistas e esquecemos do olhar humanizado para o outro, esquecemos que ajudar o próximo faz parte do ser-humano, já que somos providos de sentimentos e nos sensibilizamos com o que acontece a nossa volta. Em outras palavras, ser sólidário, tirar algum tempo do seu dia para ajudar quem precisa, é bom para nossa essência e permite a nossa evolução como pessoa e cidadão.
Para mudar essa lógica capitalista, precisamos correr contra a cultura do consumismo exacerbado e do olhar centralidado em si mesmo. Para isso, precisamos desde já inserir nossas crianças dentro do mundo da solidariedade e aos poucos ela irá aprender mais do que olhar para o próximo, ela aprenderá a compartilhar suas coisas e seu conhecimento, aprenderá que nem todos temos a mesma condição e que as coisas não são como a gente quer.  Logo, ela saberá como lidar com as perdas, já que terá internalizado que o "não ter" também faz parte da vida. Certamente essa criança amadurecerá mais rápido, pois desde cedo estará em contato com as questões mais profundas da nossa existência que envolvem sentimentos de tristeza e compaixão.

Portanto, temos que fazer a nossa parte. Tanto pais quanto a escola tem um papel muito importânte nesse processo de desenvolver o olhar solidário e a compaixão nas crianças. Segue algumas dicas.

1- Faça da solidariedade um exercício diário. Não basta falar, todos devem participar e ensinar as criança através de atitudes.
2- Nomeie para a criança quando ela ajudar alguém. Aponte a atitude solidária que ela teve. Assim, ela passará a compreender o que significa ser solidário e isso facilitará para que a solidariedade faça parte do dia-a-dia dela.
3- Ensine a criança a dividir. Se ela brigar por um brinquedo, mostre a necessidade de dividir e emprestar algo. Com isso a criança deixará de ser individualista e focada nela.
4- Solidariedade vem de casa. É importante a criança (desde pequena) fazer  algumas tarefas que ajudem em casa, como: guardar os brinquedos, arrumar o quarto e outros. Evite fazer tudo por ela, pois assim, ela  internalizará  que a ajudar o próximo (seja em casa ou não) faz parte do dia-a-dia e mais uma vez ela deixará de ser egoísta e de focar nela.
5- Doe! Promova eventos de doação ou faça a criança participar daquele momento que você separa algumas roupas do seu armário para a doação. Incentive seu filho fazer o mesmo com suas roupas e brinquedos que não usam mais.

Com estas simples atitudes estaremos educando crianças que futuramente saberão compartilhar (seja algum objeto ou até mesmo o seu conhecimento), entenderão mais facilmente que nem tudo é como a gente deseja e principalmente, estarão desenvolvendo o sentimento de compaixão.


Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga Infantil





Nenhum comentário:

Postar um comentário