segunda-feira, 21 de maio de 2012

Como detectar o abuso infantil.



"A apresentadora Xuxa contou que foi abusada sexualmente da infância até os 13 anos em depoimento ao quadro "O Que Vi da Vida", exibido neste domingo (20) pelo programa "Fantástico". Segundo ela, os abusos foram feitos por seu padrinho, um professor da escola e até mesmo um homem que iria casar com a sua avó.
"Eu vivi isso na infância e na minha adolescência, até meus 13 anos. Talvez pelo fato de eu ser grande. Eu fui abusada, eu sei o que é isso, a gente sente vergonha, a gente acha que é culpada. Eu sempre achei que eu estava fazendo alguma coisa, que era a minha roupa", contou Xuxa e prosseguiu: " Não foi uma pessoa, foram algumas pessoas em momentos diferentes da minha vida. Eu me sentia mal, suja, errada", disse.
A apresentadora disse ainda que nunca havia contado a história com medo das pessoas "olharem para ela de maneira diferente". Em seguida ela chegou a cogitar que isso pode ser a razão por nunca ter casado ou mantido um relacionamento por muito tempo. "Meus grandes amores são a minha mãe e as crianças. Vivi um grande amor, mas foi rápido", comentou ela referindo-se ao piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna."

Fonte:http://televisao.uol.com.br/noticias/redacao/2012/05/20/em-entrevista-ao-fantastico-xuxa-conta-que-sofreu-abuso-sexual-ate-os-13-anos.htm


Infelizmente Xuxa não foi a única a sofrer abuso sexual na infância. Milhares de jovens e crianças passam por isso diariamente. Assim como a apresentadora que se fechou e guardou esse "segredo" por anos, muitas crianças também se retraem e se calam por medo e culpa.

Essas características de retraimento da vítima frente a violência sexual é um dos maiores problemas, pois dificilmente outras pessoas conseguem descobrir e ajudar a criança. Por este motivo relatarei aqui algumas características físicas e comportamentais de crianças que estão sofrendo abusos. Se você é pai, mãe, professora, tia ou simplesmente convive com crianças, FIQUE DE OLHO nos pequenos a sua volta.

Primeiramente é preciso compreender que abuso sexual é uma das possíveis formas de violência infantil que se dá quando um adulto usa uma criança para se satisfazer sexualmente. Qualquer forma de aproximação com conotação sexual de um adulto para um menor é considerado abuso.

Segue algumas características físicas apresentadas por crianças violentadas:

1- Dor, sangramento e lesões nas regiões genitais e ou anal.
2- Infecções do trato urinário
3- Gravidez
4- Escoriações, hematomas e dores musculares.

Normalmente as características físicas são as que mais chamam atenção, porém é comum a vítima também esconder esses sintomas. Portanto, fique atento as características comportamentais e psicológicas que são:

1- Em crianças menores (idade pré-escolar): condutas sexualizadas (quando está brincando, por exemplo), comportamentos regressivos, enurese noturna, retração social (timidez excessiva que surge de repente), medos sem explicação aparente e que surgem repentinamente, transtornos do sono (insônia, pesadelos e sonambulismo), apatia ou agressividade, birras e choros sem motivos aparentes ou em excesso.

2- Em crianças maiores (em idade escolar), além das caraterísticas citadas anteriormente, podem também apresentar: queda no rendimento escolar brusca, excessiva submissão frente aos adultos, ou desobediência(rebeldia), queixas de dor de cabeça e mal estar (queixas psicossomáticas), fobias, agitação e dificuldade de concentração.

3- Em adolescentes: rebeldia, promiscuidade, coerção sexual a crianças, retração social, abuso de álcool e drogas, fugas de casa, insônia ou sono excessivo.


Esses sintomas quando isolados não afirmam que a criança esteja sofrendo abuso, porém se você notar várias características ao mesmo tempo, observe a criança, tente conversar com ela para que ela se abra, procure ajuda de um psicólogo, pois esse profissional possue ferramentas que ajudarão a descobrir o que de fato está ocorrendo e ajudará a vítima com as possiveis consequências e sequelas.

Se você não tem tanto acesso a criança, mas sabe que a violência (seja sexual, emocional ou física) esteja ocorrendo, DENUNCIE E DISQUE 100.

Creio que a apresentadora Xuxa não se expós para todo o Brasil á toa,  este foi o momento que ela se sentiu amadurecida e pronta para "por a boca no mundo" e lutar contra esse tipo de violência. Vamos torcer para que mudanças positivas ocorram daqui para frente.

Observe, converse, passe segurança e acolha a criança. Isso é fundamental para protegê-la contra o abuso sexual e qualquer outro tipo de violência!

Vale lembrar novamente, que o dia 18 de maio foi o dia Nacional Contra a Violência e Exploração Sexual de crianças e adolescentes (leia o post anterior sobre o assunto - http://peque-nino.blogspot.com.br/2012/05/dia-18-de-maio-dia-nacional-de-combate.html).





Posts que você pode se interessar:
 
Você não conhece PEQUENIÑOS no FACEBOOK??? Entra lá e CURTE a funpage.
Para quem me pergunta, PEQUENIÑOS também temINSTAGRAM!
Um pouquinho mais do blog, de Psicologia, ou seja, de mim (Ana Paula).
@anapaulamiessi
Procura lá!

GRATA PELA SUA PRESENÇA!
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga




Nenhum comentário:

Postar um comentário