quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Repetência escolar: quais mudanças necessárias para o próximo ano? Como evitar o fracasso escolar! PARTE II




A repetência escolar é fato???Por algum motivo o aluno não conseguiu alcançar as médias escolares e agora irá refazer a mesma série. Ou então, o ano letivo passado houve grandes dificuldades e apesar da aprovação escolar, esse ano as coisas devem mudar. Neste momento é preciso lidar de frente com essas questões e se abrir para promover mudanças efetivas juntamente com a criança.

Como disse no artigo anterior (também sobre fracasso escolar), agora não é hora de culpar a criança e deixar o nervosismo tomar conta da situação. Por mais difícil que seja, o melhor a fazer é acolher o aluno e se manter a disposição para ajudá-lo.

 Para que realmente as mudanças sejam efetivas, vamos pensar num "plano de ação" que deverá estar agindo durante todo o ano letivo:

1- Primeiramente, será preciso saber o real motivo da repetência escolar. Se há dúvidas, procure ajuda de um profissional que pode ser um psicólogo ou um psicopedagogo. A partir do momento que o motivo for encontrado, você deverá ficar atenta na questão para os mesmos erros não se repetirem neste ano.

2- Você notou que o problema está nos estudos e na disciplina? Então, monte um plano de estudo, no qual você (diariamente ou de 3 a 2 vezes por semana) deverá tirar uma hora do dia para acompanhar os estudos e as lições (bem como a agenda diária e o planejamento escolar) da criança. Você deve agir preventivamente durante o ano, se possível deverá ficar mais atenta no primeiro semestre e do segundo em diante ir deixando aos poucos o aluno mais "solto" para ele ir conquistando autonomia e disciplina. Porém, não esqueça que no começo do ano, deverá estar 100% com foco nele e na escola.

3- Esteja próximo a escola. Converse com os professores,com a direção e coordenação. Conheça bem o método escolar e ao ajudar a criança tente usar as mesmas ferramentas para não confundí-la.

4- Analise se a escola também está aberta, fazendo mudanças necessárias para acolher o aluno e promovendo um desenvolvimento mais efetivo do que no ano anterior. Se perceber que isso não acontece, converse com os responsáveis pelo assunto na instituição.

5- Estimule a criança a procurar o professor para tirar dúvidas e expor suas questões. Pode ser que isso seja difícil para ela, o que mostra traços de introversão e timidez. Se você notar que esse traço está trazendo sofrimento, procure ajuda de um psicólogo. Incentive também ela a falar de suas dificuldades para você e para quem a acompanha na escola. 

6- Se notar que as dificuldades continuam, procure ajuda! Pode ser que o reforço escolar dê conta do problema, mas se mesmo assim isso não estiver trazendo  resultados positivos, procure ajuda de um profissional o quanto antes. Pois o problema pode ser de ordem cognitiva ou psicológica e quanto mais rápido a ajuda vier, mais fácil será a solução.

7- Seja otimista e trabalhe com a auto-estima da criança. Lembre-se que nesse momento as cobranças excessivas e julgamentos poderão desestimular e piorar a situação. O melhor a fazer é sentar com a criança. Se mostre aberta para ajudá-la e monte (juntamente com ela) o plano de estudos. Faça um plano que seja bom para vocês e que os horários sejam compatíveis com ambos. Para facilitar compre um caderninho (ou uma lousinha) para anotar os horários, o que está pendente, o que deve melhorar etc... Lembre-se que terá que haver esforço e vontade de ambas as partes.

Creio que se conseguirem seguir o "plano de estudo" montado, no fim do ano tudo será mais calmo e certamente, haverá vitória ao invés do fracasso. Boa sorte e bom início das aulas!


FICA A DICA:  vale enfatizar que agora é hora de estar aberto a mudanças. Por isso, monte o "plano de estudos" e siga-o disciplinadamente durante todo o ano. Se tiver dúvidas procure ajuda! E nunca esqueça de ficar atento a tudo que ocorre durante o ano. Se atente as atitudes da escola, ao comportamento do seu filho, a auto-estima, a disciplina e as dificuldades. Se você estiver realmente atenta a tudo, conseguirá encontrar soluções para os problemas.

Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário